Epao 3875 RT Dr Leoni de Almeida Lima Cro-RJ 31764
Tratamentos
Cada paciente tem a sua necessidade, e é justo que você seja feliz e que mostre sua felicidade através do seu sorriso. Por isso, nossa equipe de dentistas, se aperfeiçoa a cada dia, para oferecer a você um tratamento personalizado, dentro das melhores práticas odontológicas harmonizando seu sorriso com sua vontade de sorrir.
Clínico Geral
O dentista clínico geral é o profissional da saúde capacitado na área de odontologia, entre as suas competências estão prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições, desordens e doenças dos dentes e gengivas. O dentista clínico geral prestam serviços relacionados a manutenção da higiene oral e saúde bucal.
A fim de manter uma saúde bucal, a Associação Americana de Odontologia recomenda a população uma visita ao dentista clínico geral com uma certa regularidade (Pelo menos a cada 6 mêses, para garantir uma correta higiene bucal e saúde oral. Exame regulares e manutenção de saúde bucal podem previnir o desenvolvimento de sérios problemas dentários que podem exigir tratamentos corretivos. Se uma pessoa visita o seu dentista clínico regularmente, ela pode ter a tranquilidade de ter um profíssional qualificado zelando por sua saúde bucal.
Na Dentec Clínica Odontológica, trabalhamos para desenvolver uma plano completo e personalizado de higiene dental que incorpora o exame dentário, limpeza dental, raios-X periapicais e camêra intra-oral, que ajudarão na prevenção, tratamento ou diagnóstico do problema, o mais cedo possível.
Além disso nosso cadastro permite relembrar nossos pacientes, que ja está na hora de revisão.
O dentista clínico geral é muito importante, pois sua atuação é a primeira linha de defesa contra os problemas da saúde bucal. Caso você necessite de procedimentos especiais, será encaminhado para o dentista especialista mais indicado para o caso.
Alguns procedimentos executados pelo dentista clínico geral:
-
Aplicação de flúor
-
limpeza Dental (Profilaxia)
-
Raspagem de tártaro
-
Remoção de cáries
-
Atendimentos de urgência
-
Pequenas restaurações
-
Ajustes e polimentos de restaurações
-
Orientações de técnicas de higiene bucal
Implantodontia
Todas as pessoas que perderam vários elementos dentários por diversas razões como cáries, patologias da gengiva ou, ainda, traumas pode ser beneficiada por uma solução que é o implante dentário, tendo como função devolver um sorriso estético bem natural com as funções mastigatórias adequadas e equilibradas.
As próteses confeccionadas sobre os implantes dentários são capazes de transformar os sorrisos fazendo com que possa ser devolvido a autoestima e bem-estar para aqueles que prezam por um sorriso bonito e saudável.
Estes elementos se destacam como um modo artificial de substituir os dentes naturais perdidos, sendo aplicada técnicas diferenciadas e materiais específicos que não prejudicam a saúde bucal, sendo assim o indivíduo terá a certeza de que todos os dentes se pareçam aos originais da arcada dentária.
O QUE É?
O implante dentário é um suporte ou estrutura metalizada que tem posicionamento cirúrgico, na região óssea da maxila ou mandíbula, situado abaixo da gengiva, para fazer a função na substituição da raiz do dente. Ao serem introduzidos, permanecem no arco dentário para que o especialista possa, a partir deste momento, realizar a montagem dentária e assim substituir os elementos perdidos por artificiais com função e forma definidas.
COMO É FEITO?
Por se tratar de um elemento integrado à região óssea, o implante dentário oferece suporte com estabilidade para dentes de teor artificial. A prótese (dente) é totalmente montada e parafusada em cima do implante, não escorrega e nem altera o posicionamento bucal, sendo uma grande vantagem ao longo da mastigação e fala.
O implante dentário com a prótese oferece ao paciente um elemento mais seguro em toda a funcionalidade da boca, de modo a proporcionar cenários de maior naturalidade do que dentaduras tradicionais ou pontes.
Para determinados indivíduos, as dentaduras e próteses móveis são muito desconfortáveis ou, ainda, inviável em razão da ausência de adaptações a estes sistemas.
Ainda, pontes comuns precisam ter ligação aos dentes em todas as direções do espaçamento pelo dente que está faltando. A partir da aplicação de implante, não há a necessidade de preparação ou desgaste do dente natural para um apoio dos que fazem a substituição, como é realizado em pontes tradicionais fixas.
Para realizar o implante, há a necessidade de disponibilizar o tecido gengival saudável e elementos ósseos adequados para a sua sustentação. A higienização da boca deve ser cautelosa e as visitas aos especialistas da odontologia são fundamentais para um resultado duradouro.
O implante dentário, de modo geral, custa mais do que outras técnicas que substituem os dentes e grande parte de convênios costumam não cobrir os valores estipulados.
Estética
A faceta dental ou como são mais conhecidas facetas dentárias, são finas próteses colocadas na superfície do dente para corrigir falhas ou imperfeições, como dentes trincados, manchados, desgastados, desalinhados, desiguais ou com espaçamento. Elas funcionam como um tipo de revestimento, promovendo um sorriso mais harmônico e com aparência natural.
COMO AS FACETAS DENTAIS SÃO FIXADAS NOS DENTES?
Primeiro, um estudo da face do paciente é feito para que o resultado seja o melhor possível. Então, as lâminas são confeccionadas no material de preferência do paciente: porcelana ou resina.
No procedimento, o dentista remove uma quantidade pequena da superfície do dente para fixar as lâminas, que são coladas ao dente com cimento resinoso.
QUANTO TEMPO DURA AS FACETAS DENTÁRIAS?
O tempo de duração das facetas varia de 6 a 12 anos.
No entanto, esse tempo pode se prolongar ou diminuir de acordo com os hábitos e alimentação de cada pessoa.
O cigarro, alimentos ácidos e o ranger dos dentes são fatores que podem danificar a prótese, enquanto manter uma boa alimentação, hábitos saudáveis e uma boa higienização bucal pode preservá-la.
COMO SE FAZ A HIGIENE BUCAL APÓS COLOCAR A FACETA DENTAL?
A limpeza dos dentes não precisa mudar. Basta manter uma boa higienização, utilizando o fio dental e escovando os dentes a cada refeição para eliminar os resíduos alimentares. O dentista também pode indicar produtos que ajudam a preservar as facetas.
Ortodontia
A evolução da odontologia trouxe consigo a incorporação da especialidade de ortodontia. Na ortodontia foram desenvolvidas técnicas para a correção da má oclusão, com tratamento para adultos e crianças. Então, se tornou necessário desenhar aparelhos ortodônticos com técnicas mais discretas para atender às demandas específicas de cada paciente. De fato, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada qual com suas próprias técnicas, características e valores podendo atender as necessidades de todas as pessoas.
Isso significa que, se você estiver bem informado sobre o assunto, terá condições de entender quando receber uma indicação do uso de um aparelho pelo seu dentista
APARELHO ORTODÔNTICO DE SAFIRA
A safira é um material biocompatível que entrou fortemente no campo da ortodontia. Ela já vem sendo usada em uma vasta gama de tratamentos, como a implantodontia. Sua translucidez e alta resistência transformaram-na em uma solução altamente estética para realização de quase todos os tipos de tratamentos.
Os bráquetes de safira são da mesma cor dos dentes e bastante translúcidos, fazendo com que o aparelho seja praticamente imperceptível. Além disso, os arcos usados são muito mais finos e discretos
APARELHO ORTODÔNTICO AUTOLIGADO
Os aparelhos autoligados referem-se a uma técnica ortodôntica que utiliza dispositivos que possuem uma presilha bastante flexível, capaz de prender um fio de aço de alta qualidade à canaleta do bráquete (peça colada ao dente para promover a movimentação dentária, visando à sua correção da má oclusão no arco dentário).
Sendo assim, não há necessidade de ligaduras (borrachinhas), pois ao fechar a canaleta, o fio que envolve o arco dentário é preso pelo bráquete e este já está preso ao dente.
Ao contrário de outros tratamentos, os bráquetes autoligados não possuem ligaduras elásticas externas, para os unir ao arco e a canaleta do braquete, sendo encarregados de exercer pressão sobre os dentes para trazê-los à sua posição correta.
A presilha flexível é a responsável por travar o fio dentro da canaleta e, assim, o conjunto exerce a força para movimentação do elemento dentário.
No mercado existem diferentes marcas nacionais e importadas de aparelho ortodôntico autoligado, os quais atendem as técnicas necessárias e com valores variados.
Entretanto, a ideia básica é sempre a mesma: eliminar a necessidade de elásticos e borrachinhas, conferindo ao paciente a possibilidade de evitar os desconfortos dos métodos tradicionais.
Realizar um tratamento ortodôntico corretivo com aparelho ortodôntico autoligado permite aos pacientes:
-
Obter tratamentos de menor duração, uma vez que o sistema de ancoragem proporciona movimentos mais rápidos dos dentes;
-
Reter quantidades menores de resíduos alimentares evitando o surgimento da placa bacteriana (incluir o link da matéria sobre placa bacteriana revisado na semana passada), à medida que não é necessário utilizar ligaduras, como na ortodontia convencional;
-
Evitar, a depender do caso, a realização de extrações dentárias, já que os bráquetes realizam movimento para criar mais espaço no arco dentário e alinhar os dentes;
-
Redução de feridas e irritação nas gengivas; e
-
Alinhar e nivelar os dentes no arco, atendendo ao melhor resultado oclusal em cada caso, obtendo-se assim um sorriso mais funcional e estético.
Alinhadores
O SEU MELHOR SORRISO COM A MAIOR INOVAÇÃO.
O nosso esforço é trazer a todos os nossos pacientes o que há de mais inovador em tecnologia odontológica, para vermos cada vez mais sorrisos transformados.
Como no caso de tratamentos de ortodontia. Onde contamos com os modernos e discretos alinhadores invisíveis, placas removíveis que oferecem inúmeros benefícios aos seus pacientes, como: rapidez nos resultados, maior previsibilidade do efeito final, facilidade na hora de comer e na higiene bucal.
O desejo de ter dentes alinhados, ou seja, o sonho de se ter um sorriso perfeito, é uma tarefa que já podemos concretizar. Quando os aparelhos ortodônticos foram desenvolvidos, muitas crianças e jovens podem ter sofrido com os famosos aparelhos ortodônticos que, além de serem profundamente desconfortáveis, não eram estéticos.
Por essa razão, os estudos foram aprimorando cada vez mais um novo método ortodôntico que não requer a colocação de bráquetes e é praticamente invisível. Como essa técnica funciona?
O aparelho consiste em uma técnica inovadora, sendo a opção preferida de muitos pacientes que, por um motivo ou outro, priorizam o fator estético. Os alinhadores usados são transparentes, o que faz com que outras pessoas não percebam quando você estiver usando um aparelho.
Embora tal componente estético seja um de seus principais valores, o aparelho possui outras características técnicas que o tornam uma opção, a partir da qual é possível atingir os melhores resultados sem, para isso, trazer desconforto aos pacientes.
O profissional certificado pode utilizar um software que irá planejar todas as etapas do tratamento.
Em primeiro lugar, o ortodontista digitaliza com scanners a boca do paciente, obtendo-se uma imagem tridimensional (3D) e em tempo real de toda a arcada dentária. A partir dessa imagem, o dentista será capaz de identificar todas as má oclusões presentes no arco do paciente e decidir como o tratamento será desenvolvido, ou seja, desde o primeiro momento se saberá quanto tempo durará o tratamento e qual será o resultado final.
As vantagens desse planejamento não se limitam a saber como será o tratamento completo. Um ortodontista que domina as técnicas deste aparelho, é capaz de saber quanta pressão é necessária aplicar em cada dente, de modo que ele mude sua posição, pois o programa simula digital e dinamicamente os movimentos dos dentes antes e depois da intervenção do dentista.
A força é exercida em toda a superfície do dente e não apenas em um ponto específico, o que elimina os maiores problemas da ortodontia metálica tradicional, garantindo, dessa forma, que todos os dentes sejam adequadamente alinhados.
O paciente não correrá o risco de que, pelo movimento de um dente, outro se mova para uma má posição. Isso torna a prática mais rápida e, acima de tudo, mais confortável para o paciente.
Além de praticamente invisíveis, os alinhadores dificilmente causam desconforto e podem ser removidos para a alimentação, o que facilita muito a higiene subsequente. Isso significa que os alinhadores diminuem e quase anulam a presença de feridas no interior da boca, podendo ser usados, inclusive, durante a prática de esportes, já que eles atuam como protetores bucais.
A duração do tratamento varia de 6 a 18 meses, dependendo do posicionamento original dos dentes do paciente.
Essa técnica pode ser utilizada em vários casos, assim como os aparelhos metálicos tradicionais, tornando-se mais uma opção de tratamento adequado para um mau posicionamento dentário, sempre e quando o profissional avaliar, estudar e indicar a técnica.
Claremanto Dental
Os dentes de uma pessoa escurecem por diversos fatores tais como fumo, consumo de café, vinho tinto, coca-cola etc. O Procedimento de clareamento dental se consiste em clarear os dentes, restaurando a cor branca dos dentes escurecidos, resultando em dentes mais claros.
Qual é a importância de clarear dentes?
Na sociedade atual, branquear os dentes é um simbolo de beleza estética e saúde bucal. Para o paciente os dentes brancos representa a auto-estima de poder sorrir sem qualquer vergonha ou pudor.
Quem pode o receber o tratamento de clareamento dentário?
Qualquer pessoa, desde que os dentes estejam íntegros.
Como funciona o processo de clareamento dental?
O clareamento dental age através de moléculas dos géis ou produtos oxidantes que penetram no esmalte e dentina. Isso libera oxigênio, o qual quebra moléculas de pigmentos causadores das manchas nos dentes.
Quais são as técnicas de clareamento dental?
Clareamento dental convencional (Gel dental clareador).
Clareamento dental a laser.
Posso eu mesmo realizar o clareamento dental e clarear meus dentes em casa?
O clareamento dental pode ser realizado tanto no consultório com o dentista, quanto em casa. Mas ambos necessitam do acompanhamento profíssional do dentista.
Veja mais sobre o clareamento dental caseiro.
O clareamento dental pode apresentam riscos à saúde?
Caso seja feito por um profíssional qualificado, o clareamento de dentes não apresenta risco algum à saúde do paciente. O clareamento dental também não ofereceu nenhum risco a estrutura dental.
Porém é contra indicado para:
Mulheres grávidas,
Pacientes com recessão gengival severa,
Pacientes com hispersensibilidade dentinária severa,
Pessoas alérgiacas a algum componente do agente clareador,
Paciente com úlceras,
Feridas nas gengivas ou mucosas bucais,
Histórico de câncer maligno ou pré-cancerizáveis.
Depois de branquear os dentes, eles podem vir a escurecer denovo?
Sim, mas nunca ficará tão escuro quanto antes. Depois de 1 ou 2 anos pode ser necessário uma manutenção.
Prótese Dentária
A prótese dentária (ou prótese dental), consiste em arte e ciência, que trabalha com a reposição de tecidos e dentes perdidos ou danificados, com o objetivo principal de restaura-lo ao ponto de retorna a sua forma original, funcionalidades, estética e saúde oral.
O principal objectivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funcionalidades: mastigativa, estética e fonética. Trabalha na reposição ou restauração indireta (por laboratorio) os dentes, protese sobre implante, por meio de confixão de próteses fixas, normalmente estruturados em (coroas em metal, materiais políméricos, porcelana e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (dentadura) ou prótese parcial (ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.
Endodontia
O que é Endodontia?
Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, o profíssional de Endodontia (endodontista) estuda todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem.
O que consiste o tratamento canal?
O tratamento do canal da raiz dentária consiste na retirada da polpa do dente, que é um tecido encontrado em sua parte interna. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou morta é removida, o espaço resultante deve ser limpo, preparado e preenchido. Este procedimento veda o canal. Alguns anos atrás, os dentes com polpas infeccionadas ou mortificadas eram extraídos. Hoje em dia, um tratamento de canal salva muitos dentes que de outra forma teriam sido perdidos.
Os causadores mais comuns de polpa infeccionado ou morta são:
Cárie profunda
Dente quebrado ou fraturado ou com um trauma forte, seja ele recente ou mais antigo.
Estando a polpa infeccionada ou morta, se não for tratada, pode se formar pus na ponta da raiz dentro do osso maxilar, formando um abcesso. O abcesso pode destruir o osso que circunda o dente, causando dor.
Durante o tratamento de canal removendo todo este tecido infectado e selando a raiz com um material obturador impedindo que as bactérias se desenvolvam.
Após a finalização do tratamento endodôntico é necessário a confecção de uma coroa (prótese dentária) é geralmente colocada sobre o dente para restaurar seu formato e lhe conferir uma aparência natural. Se o dente estiver fraturado ou muito destruído pode ser necessário colocar um pino cimentado no canal antes da confecção da coroa.
Periodontia
A gengiva é o tecido que reveste o osso e dá sustentação ao dente e, portanto, estrutura essencial da boca que precisa de cuidados especiais, principalmente quando as coisas não vão nada bem. Mesmo que muitas pessoas não deem a devida atenção à essa região, é importante ficar sempre atento a qualquer sinal que fuja do normal. Os problemas gengivais, dependendo da sua gravidade, correm o risco de comprometer todo o tecido de suporte dos dentes, podendo levar a perda dentária. Por isso, quando acontecem infecções ou inflamações na região, o profissional especializado em periodontia é quem pode ajudar. Ele fará uma análise minuciosa do caso em questão para enfim indicar o tratamento mais adequado.
QUANDO É NECESSÁRIO PROCURAR UM PERIODONTISTA?
O periodontista pode ser importante em várias situações! Desde uma simples consulta para verificar se está tudo em ordem com a saúde bucal do paciente, até para realizar tratamentos de doenças específicas que acometem a gengiva, estamos falando da gengivite e periodontite. Aliás, você sabia que antes de iniciar qualquer procedimento odontológico, os dentistas costumam encaminhar o paciente para um periodontista primeiro? Pois é: para que qualquer intervenção - cirúrgica ou não - seja feita, um fator imprescindível é que o tecido gengival esteja longe de problemas. Então mesmo que a ideia seja apenas melhorar a estética dos dentes, como é o caso do clareamento dental, você vai precisar de uma consulta com um periodontista para se certificar de que a sua gengiva está em boas condições para passar pelo procedimento em questão.
Gengivite: o que é?
Você escovou os dentes e notou um sangramento na gengiva? Essa é uma situação bem comum de acontecer, e, apesar de ser bem desagradável, não apresenta tantos riscos para o paciente a princípio. Mas nada de negligenciar a sua saúde bucal hein? Mesmo que a gengivite em si não seja uma doença problemática, é necessário buscar ajuda profissional, porque se essa inflamação gengival não for tratada adequadamente, ela pode evoluir para uma periodontite e, nesse caso, as complicações são maiores. Para evitar que isso aconteça, fique de olho no que você precisa saber sobre esse problema bucal!
Periodontite: o que é?
De acordo com o especialista em periodontia Márcio Costa, a periodontite é um estágio mais avançado da gengivite e que afeta consideravelmente os tecidos de suporte ao dente e ligamento periodontal. Entretanto, diferente da gengivite, a doença periodontal envolve a perda de osso em volta do dente, mais especificamente na raiz dele, onde é sustentado. Isso significa que se a doença não receber os cuidados devidos, são altas as chances de o paciente perder o seu dente.
O QUE É BOM PARA TRATAR A GENGIVITE?
Uma das possíveis soluções para a gengivite é a raspagem supragengival, técnica capaz de remover os tártaros aderidos à superfície dentária que causam a inflamação do tecido gengival. “O primeiro passo a ser dado quando surgem os indícios da gengivite é ir ao dentista ou periodontista, profissional especializado no assunto. Ele vai analisar o estágio da doença e indicará algumas medidas, como melhores hábitos higiênicos e o tratamento adequado”. Em alguns casos, também pode ser necessário que o paciente passe a utilizar cremes dentais e enxaguantes bucais específicos para reverter a inflamação da gengiva, conforme o especialista em periodontia Márcio Costa explica. O tratamento geralmente é eficaz e consegue eliminar a gengivite, se tratada no início.
Harmonização Orofacial (HOF)
O tratamento consiste em preencher com ácido hialurônico as áreas do rosto que apresentem rugas e sulcos, minimizando os sinais de envelhecimento da pele e rejuvenescendo a aparência do paciente.
O preenchimento facial pode tratar: olheiras profundas, volume, contorno e rugas ao redor da boca, “bigode chinês” (rugas entre nariz e boca) e queixo.